NOTÍCIAS

É HORA DE FORTALECER O SINDICATO PARA DEFENDER O TRABALHADOR

  • 27 de novembro de 2018

SINDICALIZAÇÃO!!!

TRABALHADOR: SINDICALIZE-SE E CONTRIBUA PARA FORTALECER O SEU SINDICATO, A ÚNICA FERRAMENTA QUE VOCÊ TEM HOJE PARA DEFENDÊ-LO!

O STICOMBE pretende, a partir do início de 2019, deflagrar uma grande campanha de sindicalização nos canteiros de obras e locais de trabalho, em todas as categorias que representa. Segundo o presidente Raimundo Salvador, “nunca foi tão necessário e indispensável fortalecer o Sindicato para que o mesmo possa ter condições de defender o trabalhador, hoje totalmente desprotegido”. A famigerada “reforma” trabalhista, que está vigorando há um ano, como dizíamos anteriormente, teve dois grandes objetivos: retirar direitos dos trabalhadores e fragilizar suas organizações. Para o dirigente sindical, “após a reforma, os acordos e convenções coletivas, em todo país, como aqui em Brasília, ficaram muito difíceis e a lei, que deveria promover o equilíbrio entre capital e trabalho, desiquilibrou enormemente a favor do segmento patronal”. “Além disso, os resultados tão apregoados pelos defensores da reforma, de que seriam gerados mais empregos após a vigência da nova lei, foram totalmente frustrados”, afirmou, acrescentando que “os empregos formais estão caindo aceleradamente e a única coisa que cresceu é o trabalho precário e informal”. Salvador falou também do “ataque” desferido pela “reforma” contra as entidades sindicais: “acabaram da noite para o dia com a contribuição sindical compulsória e não criaram nenhuma alternativa de sobrevivência dos sindicatos, enquanto os patrões endurecem o jogo nas negociações coletivas para dificultar as contribuições por parte dos trabalhadores”. O presidente do STICOMBE concluiu que “diante desse quadro, não resta outra alternativa senão promovermos uma grande campanha de sindicalização para continuar mostrando ao trabalhador a importância da existência de um Sindicato forte para defender seus direitos e conquistas que nunca estiveram tão ameaçados, além do próprio emprego em razão da recessão que já dura anos em nosso país”. É fundamental que o trabalhador contribua com o Sindicato, sendo associado ou não. O valor dessa contribuição é muito inferior aos benefícios que são estendidos a toda categoria. Só nos últimos anos, tomando como exemplo o setor da construção civil, tivemos:

– AUMENTO REAL DE SALÁRIO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS;
– GARANTIA DO PAGAMENTO DO TRIÊNIO;
– VALE-TRANSPORTE SEM DESCONTO DE 6%
– SEGURO DE VIDA EM GRUPO
– ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA
– ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO GRATUITO
– CONVÊNIO COM NO MÍNIMO 10% DE DESCONTO NAS ESCOLAS DE ENSINO SUPERIOR

Tudo isso graças à ação do Sindicato. Recentemente divulgamos um acordo que pôs fim a um conflito trabalhista entre um operário e a construtora Brookfield, que já durava quatro anos. O atendimento jurídico a esse trabalhador foi totalmente gratuito. Imagine se esse mesmo trabalhador tivesse que pagar um advogado para defender seus interesses?