Histórico

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do mobiliário de Brasília - STICMB, foi fundado em 27 de julho de 1958, sendo reconhecido em 27 de agosto de 1959.

Os primeiros movimentos dos trabalhadores da construção e do mobiliário da nova Capital iniciaram-se em 1958 com a criação da Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Luziânia, Planaltina e Formosa, com sede em Planaltina-GO, sendo reconhecida como Sindicato em 27 de agosto de 1959, com base nos mesmos municípios, inicialmente.

Com a inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, o Sindicato requereu a extensão de base para a nova Capital da República, tendo seu pedido deferido em 29 de julho de 1960, com a respectiva mudança da denominação da entidade para Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília-DF, com sede na Capital.

A luta do Sindicato foi sempre voltada na defesa dos direitos dos trabalhadores, na melhoria das condições de trabalho, na qualificação e capacitação, bem como em busca do pleno emprego.

A missão da entidade está focada na luta incansável em busca de resguardar os direitos dos trabalhadores, melhorar os níveis de remuneração e as condições de saúde e segurança no trabalho, assim como contribuir para a melhoria nos índices de qualificação e capacitação profissional.

Todo esse esforço tem vistas em reduzir os altos índices de acidentes no trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, tanto na construção quanto no mobiliário.